20160729

Saiba como proceder com o Termo de Opção



Chegamos à 4ª etapa do processo de retirada de patrocínio da Fiocruz do plano BD-RJU do FioPrev. Essa etapa consiste no preenchimento e envio do Termo de Opção, documento em que cada participante/assistido declara, formalmente, o destino do valor a que terá direito no momento de recebimento da reserva matemática do plano: resgate ou transferência do montante para algum plano de previdência. A consulta ao valor atualizado já pode ser feita no site do FioPrev (www.fioprev.org.br). Para acessar, basta fazer o login com sua matrícula e senha.


Na semana passada, o FioPrev enviou pelos Correios o Termo de Opção, que deve ser preenchido e devolvido assinado pelo participante/assistido e por duas testemunhas, em três vias e sem rasuras, de 1º de agosto a 30 de setembro de 2016.

A devolução do Termo de Opção ao FioPrev pode ser feita por meio de envelope-resposta, enviado junto com o termo pelos Correios, e também nos pontos de atendimento instalados pelo FioPrev no prédio da expansão, no campus Fiocruz, no IFF e em Farmanguinhos. A escala com datas e horários dos pontos de atendimento, para quem desejar entregar pessoalmente, será divulgada semanalmente por nossos canais de comunicação. Após o recebimento pelo FioPrev, o participante/assistido poderá conferir, no site, o deferimento do termo de opção. A não entrega do termo de opção ao FioPrev acarretará no depósito judicial do valor da reserva matemática.

Após a data final de devolução do Termo de Opção, entre 1º e 30 de outubro de 2016, o FioPrev realizará o encontro de contas para quitação de eventual débito do participante/assistido. Ainda nesse período, será depositado pelo FioPrev, na conta indicada no item 3.4 do Termo de Opção, o valor da reserva matemática para os que optarem pelo resgate, bem como o da transferência para outro plano aos que indicarem essa opção no item 3.5. É importante lembrar que será descontado o imposto de renda dos valores a serem depositados em conta bancária ou via judicial, respeitando a tabela-base em vigor.

Clique aqui para ver o roteiro da etapa final da retirada de patrocínio.